Galois 200 anos – Evento realizado
Eu havia divulgado este Simpósio no link: Gênese do pensamento moderno em matemática – Galois 200 anos, que foi realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2011 em Curitiba.
Sem contar as condições precárias da Universidade Federal do Paraná para tais ocasiões, o evento foi muito bom. O coordenador do evento, José Carlos Cifuentes (foto ao lado), fez a sua parte!
As Palestras
Eu filmei três das quatro palestras do evento, mas não posso divulgá-las aqui porque a organização filmou todas (exceto o minicurso do professor Cifuentes). A filmagem foi transmitida ao vivo na internet e deve ser disponibilizada algum dia, não se sabe onde nem quando. Se algum dia aparecer, divulgarei o link aqui e avisarei nas notícias do blog (na barra lateral da página).
Enquanto isso, vou divulgar apenas alguns trechos para dar uma ideia de como foi o evento, acho que assim não há problemas. Mas farei isso em outras postagens. Colocarei os links abaixo:
-
César Polcino Milies (USP): “A gênese da álgebra abstrata e a contribuição de Evariste Galois”.
-
Antonio Paques (UFRGS): “Correspondências de Galois” (não filmei).
-
Newton da Costa (UFSC): “Teoria de Galois Generalizada e algumas de suas Aplicações”.
Introdução do professor Cifuentes
Assista abaixo a abertura do evento com o início do minicurso do professor Cifuentes. Infelizmente é mais fácil ouvir os carros que passavam ao lado da sala do que as palavras do professor, mas com um pouco de esforço dá para entender.
Olá Renato!
O incompreendido gênio matemático e algebrista… Galois, cuja vida cheia de infortúnios forçados muitas vezes devido à inveja e a prepotência de muitos, merece todas essas lembranças e homenagens!
Realmente, o áudio ruim fizeram a abertura do professor Cifu… como é? Ah, Cifuentes… ser prejudicada. Não haveria um jeito de tratar (filtrar) esse áudio?
Na foto ali, dos cinco grandes, noto que: talvez por… indução, você já se tornou o maior de todos! KKKKKKKKKKKKKKKK! É brincadeira! Mas, eu sei que vc é mesmo… " um cabra de força ", pois pra quem andou em volta da Terra, com uma linha que pesava mais de 16 T e depois ainda dominar a matemática, nem o Hércules se habilitaria! Rsrsrsrsrs!
Um abraço!!!!!
Olá Francisco,
Eu não sei mexer em áudio, se algum dia ficar sabendo de algo nesse sentido me avise, hehe.
hahahaha, pois é, eu sou o mais alto, mas acho que estou longe de ser o mais forte 😛
(quem não entendeu a piada do Francisco, vai entender se ler a postagem e os comentários daqui:
http://experienciasnamatematica.blogspot.com/2010/08/motivando-as-geometrias-nao-euclidianas.html ).