Livro: Introdução aos Fundamentos da Matemática
Se você pensa em matemática, não pode sobreviver sem ler este livro:
Introdução aos Fundamentos da Matemática, de Newton da Costa.
Com as palavras do professor Adonai Sant’anna:
“O autor, o mais importante lógico-matemático do Brasil e um dos mais importantes do mundo, faz uma breve apresentação das três principais escolas filosóficas da matemática (formalismo, intuicionismo e logicismo) e encerra com uma interpretação linguística para a matemática. Livro pequeno (menos de 100 páginas), mas de grande profundidade.”
Eu posso separar o meu pensamento matemático em duas eras: antes de ler este livro e depois de lê-lo. Antes eu tinha aquela visão (muito comum, por sinal) de que a matemática é exata, no sentido mais literal, tanto que eu colocaria até uma pitada de misticismo nessa visão (talvez por um pouco de influência de frases como as citadas em A Grande Viagem na Maionese: Deus e Matemática).
Lendo este livro eu tive o click: nossa, eu posso pensar diferente… eu posso pensar na matemática (ou em qualquer coisa) com a minha própria visão, minha cabeça, minha sinceriadade, minha peculiaridade, minhas fraquezas, meus pontos fortes, como eu quiser. Mas isso é maravilhoso, eu estou livre! Livre para pensar, para viver! Nunca mais li um texto com os mesmos olhos, agora tudo ficou mais simples, tento entender a concepção do autor e a partir daí interpreto o que quis dizer… não mais tentando processar na mente um fato indiscutivelmente existente que supostamente o autor, por algum motivo maior, conseguiu vislumbrar e que eu talvez não consiga.
É claro que neste livro o Newton da Costa não tratou diretamente do que estou falando, o assunto é aquele da citação do Adonai. O que se passa é que o livro me apareceu na hora certa, ele me ajudou a eliminar todas as concepções que estavam me atrapalhando, me freando, me prendendo.
“Um livro não é bom por ter grandes ensinamentos, mas por na hora certa livrar-nos de velhos paradigmas.”
Para saber mais sobre o autor do livro: Newton da Costa – Como assim não conhece?
Este livro era exatamente o que estava procurando!
Acredito que, depois de lê-lo, terei uma base maior para estudar autores como Russel, Wittgenstein e outros…
Excelente dica!
Valeu Matheus!
Certamente esse livro ajudará em muitos sentidos (filosófico, matemático, científico, e assim por diante), mesmo sendo bem diferente de ler um texto de Russel e Wittgenstein. Estes últimos apresentavam suas próprias teorias, enquanto que o Newton dissertou neste livro sobre as principais correntes filosóficas da matemática, ou seja, não falou apenas de suas próprias teorias.
Aliás, o autor deste livro, Newton da Costa, apresentará uma palestra no evento que estou divulgando aqui no blog, neste link:
http://experienciasnamatematica.blogspot.com/2010/08/evento-ii-congresso-de-matematica-e.html
Estou louco pra assistir!
Li o livro e ele realmente é tudo o que você disse. Para um livro de apenas
90 páginas tem bastante informação.
Você chegou a ir na palestra do Newton?
O evento que falei ali em cima ainda não aconteceu, ele começará dia 6 de dezembro.
Mas de fato eu assisti uma palestra dele, foi no evento de comemoração dos 70 anos do curso de matemática da UFPR, que foi no dia 29 de outubro. Realmente ele é fora do comum, um grande exemplo, todos que tiverem oportunidade devem assistir uma palestra dele!
Agora já passou o evento que falei acima, divulguei a palestra aqui:
http://experienciasnamatematica.blogspot.com/2010/12/palestra-newton-da-costa-fundamentos-da.html