Aulas particulares de Matemática em Curitiba. promath@promath.com.br (41) 99856-2185
60351720 1073359869523020 525175853491945472 N

Pais x tarefas de casa: como ajudar?

Vamos aproveitar esse clima de pós dia das mães para lançar a seguinte provocação: e aí, será que os pais podem mesmo ajudar na lição de casa dos filhos? Se sim, de que maneira fazer isso?

Bem, vale a gente lembrar que a função da lição de casa é ajudar o aluno a sistematizar o conteúdo que foi passado em sala de aula. Apoiar e se mostrar presente nessa retrospectiva de conteúdo, é positivo. Contudo, a maneira de pensar, bem como as particularidades de cada um, devem ser respeitadas. Assim, lá vão algumas sugestões para otimizar o período de estudos entre pais e filhos:

Os pais podem ajudar na criação de um ambiente favorável ao estudo. Limpeza, organização dos materiais e silêncio, formam um conjunto de ações que otimizam o aprendizado.

Evitar ao máximo o anseio por repostas prontas. A tarefa é do aluno e o raciocínio lógico dele, precisa ser respeitado.

 Motivação e senso de disciplina podem ser instigados pelos pais. Contudo, vale compreender que o processo de aprendizagem deve ocorrer, preferencialmente, entre o aluno e o professor.

 Ajudar o filho a estabelecer uma rotina de estudos que respeite os horários em que o aluno esteja mais disposto.

Há muitas outras sugestões que podem ser adicionadas. Cada família, poderá encontrar maneiras bem eficientes de tornar a lição de casa um momento importante para instigar o conhecimento e aprofundar os relacionamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *