Aulas particulares de Matemática em Curitiba - De segunda à sexta, das 8h às 18h com hora marcada. promath@promath.com.br (41) 99856-2185

A Lógica do Campo Minado

Acho que o Campo Minado dispensa apresentações (quem não conhece o jogo levante a mão).

Antes de mais nada, vamos acabar com a visão de que a lógica do Campo Minado é algo difícil; já ouvi dizerem, nessas palavras, que “a lógica desse jogo é ‘fudida’!”.

A lógica do Campo Minado é totalmente elementar, e se, depois de ler este texto e pensar por algum tempo, você não conseguir pegar a ideia do jogo, é melhor começar a estudar um pouco de lógica elementar e matemática, vai ajudar na sua sobrevivência.

Como Jogar Campo Minado

Tudo que você precisa saber é que cada número indica quantas minas têm ao seu lado, nas casas vizinhas. É claro que o objetivo do jogo é conhecer todo o espaço sem minas (ou, equivalentemente, conhecer todo o espaço com minas).

Repito: isso é tudo que você precisa saber, o que segue é apenas uma classificação das variações do jogo, que você pode deduzir sozinho.

Classificação das Jogadas

Em essência, só existem três tipos de jogadas no Campo Minado:

  • Dedução Direta:
    – quando um número no tabuleiro coincide com a quantidade de casas vizinhas fechadas (na sequência abaixo, primeira para segunda imagem);
    – e quando um número já tem a quantidade correspondente de minas vizinhas confirmadas (marcadas com a bandeirinha, usando o botão direito do mouse) (na sequência, segunda para terceira imagem);
    Nesses dois casos, basta contar e marcar as minas ou abrir as casinhas correspondentes, de fato é direto! A dedução direta fica caracterizada pelo uso de apenas um número do tabuleiro para conhecer uma nova informação (ter certeza que numa casa fechada tem ou não uma bomba).

  • Dedução Indireta:
    quando não é direta no sentido acima mas ainda assim podemos conhecer mais alguma informação. É mais fácil entender através de um exemplo do que uma conceituação exata (as casas ocultas da figura já foram abertas e não influenciam na jogada):

    Primeira para segunda imagem: o ‘1’ inferior afirma que numa das duas casinhas de baixo tem uma bomba. Como ao lado do próximo ‘1’ só tem (evidentemente) uma mina, e já sabemos que ela está numa das duas casinhas inferiores, concluímos que a terceira casinha (de baixo para cima) certamente não tem bomba.
    Segunda para terceira imagem: aplique o mesmo raciocínio para o ‘3’ e o ‘1’ seguinte. 
    Terceira para quarta imagem: apenas algumas deduções diretas.
    Obs: Da primeira para segunda imagem, se tivesse um ‘2’ no lugar do segundo ‘1’, concluiríamos que certamente na terceira casa haveria uma bomba.

    A dedução indireta fica caracterizada pelo uso necessário de mais de um número do tabuleiro para conhecer uma nova informação: um número (ou mais) limita as possibilidades de algumas casas e outro decide uma informação nova por conta da limitação imposta pelo primeiro número (e não por dedução direta).

  • Chute:
    quando não é possível conhecer mais alguma informação. Podemos, pelo menos, ter certeza que não dá pra saber. Isso sempre acontece no início do jogo e às vezes em casos como os das figuras abaixo e ao lado, onde só resta chutar uma casa qualquer. (No caso da figura ao lado, vê se chuta num lugar que possa dar prosseguimento ao jogo, não longe das casas já abertas, e não onde a chance de acerto é de 50%, dá pra conseguir maior.)

Todas as jogadas possíveis do Campo Minado são assim: DEDUÇÃO DIRETA, DEDUÇÃO INDIRETA ou CHUTE.

Recordes no Campo Minado

O atual recorde mundial no Campo Minado tradicional na categoria “Especialista” é de 32 segundos, por Kamil Muranski. Para ter uma ideia do quanto isso é um absurdo, veja um jogo feito por Dion Tiu, de 38 segundos (postado no youtube neste canal):

O ranking completo está no site Authoritative Minesweeper. A ordem do ranking é determinada pela soma dos tempos das três categorias do jogo. O melhor brasileiro é Dayan Marchezi, em 43º colocado, com o tempo de 49 segundos no “especialista” (obs: a lista tem mais de mil jogadores, todos com a soma das três categorias abaixo de 100 segundos, o que já é bem difícil de fazer).

O meu recorde no “especialista” é de 63 segundos. Comparado com os 32 segundos parece ridículo, mas tente bater pra ver como que as coisas funcionam, hehe.

Variações do Campo Minado

Existem várias outras versões, eis alguns exemplos:

       

       

Apesar de chamarem os das imagens acima de versões 3D do Campo Minado, elas ainda são de duas dimensões. De três dimensões mesmo é assim:

       

Pois é, essas versões até parecem bonitinhas, mas a verdade é que não faz a menor diferença. Talvez a vizualização fique um pouco “pior”, mas a lógica do jogo e a classificação das jogadas são as mesmas. No fim não passa de uma bobagem…

Esta notícia tem 8 comentários

  1. elioenay,

    Clicando nas imagens você terá mais informações. Esta versão 3D é pra iPhone, mas certamente existe alguma versão pra PC, embora eu não conheça (dá uma procurada no google).
    Nunca vi versão hexagonal, mas é possível que exista (google!).

  2. Ei eu tenho uma dica….sempre que seguir essa sequencia… 1 – 2 – 1 sempre terá duas bombas em frente o número 1…nunca deu errado…xD

    se alguém souber algum outro padrão diz ai… xD ah claro…tb tem o de vários 3 seguidos…mas esse é explicito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *