Aulas particulares de Matemática em Curitiba. promath@promath.com.br (41) 99856-2185

A Matemática da Gramática

Noam Chomsky

Divulgando um trabalho que fiz no último semestre da minha graduação, para a disciplina Fundamentos da Matemática D (não me pergunte o por quê desse “D” aí, hehe).

Na verdade o título deste trabalho é “A Matemática da Gramática de Estrutura de Frase”, só abreviei pra chamar mais a atenção, hehe.

Segue o resumo abaixo e, se se interessar, me envie um e-mail solicitando o texto completo.

RESUMO:

Apresento um sistema axiomático para a gramática de estrutura de frase e uma definição de linguagem, formulação esta devida ao trabalho de Noam Chomsky. Em seguida mostro exemplos que pretendem destacar uma séria deficiência na sintaxe da língua portuguesa. Todavia o objetivo principal deste texto é iniciar o desenvolvimento de uma teoria matemática a respeito das estruturas gramaticais decorrentes da axiomática apresentada.

Esta notícia tem 7 comentários

  1. Eu que estou fazendo Letras e em breve estudarei o Gerativismo do Chomsky, vou achar interessante ler sobre as relações matemáticas que existem nela! ^^

  2. Oi Renato, Parabéns pelo trabalho!

    Em meu curso, faço Ciência da Computação, existe uma disciplina chamada Linguagens Formais e Autômatos na qual estudamos esse assunto (só que de forma mais aprofundada e com objetivo principal de entender como funcionam as linguagens de programação).

    Quem quiser se aprofundar recomendo que leia:
    –> Introdução à Teoria dos Autômatos, Linguagens e Computação (de John E. Hopcroft)
    –> Linguagens Formais – Teoria, Modelagem e Implementação (livro ganhador do prêmio Jabuti, de Marcos Vinicius)

    Para melhor compreensão dos livros citados acho importante ter noções de álgebra de ensino superior e familiaridade com a linguagem matemática.

    Acho que já falei demais, fui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *